ZTOP

Gadget do dia: Colar refrescador e aquecedor de pescoço da Thanko

Dispositivo tira proveito do efeito Peltier para resfriar ou aquecer o corpo do usuário (ligado numa porta USB, é claro!).

Parte da sua nova linha de produtos de uso pessoal voltados para combater o calor infernal do verão japonês, a nossa fabricante de engenhocas com porta USB favorita — a Thanko — anunciou o Nekku reikyaku kūrā & atatame u-o-ma (ネック冷却クーラー & 温めウォーマ),  algo como “refrigerador e aquecedor de pescoço”.

 Esse produto parece ser uma evolução mais evoluída e aperfeiçoada do curioso Cooler de testa e pescoço USB lançado pela própria empresa em 2015…

…que tirava proveito do efeito Peltier para baixar a temperatura de uma plaquinha de metal usando apenas corrente elétrica…

… funcionando assim como uma espécie de cooler, cuja sensação de refrescância em contato com a pele é a mesma de encostar algo frio (~15°C a 22°C) na testa, que não é o mesmo que esborrachar um sorvete de casquinha na testa — mas também não causa a aquela sensação de incômodo ou mesmo de queimadura de frio. A idéia neste caso é de manter uma sensação de frescor por longos períodos de tempo.

E para quem não estava a fim de pagar um mico andando na rua com essa traquitana colada na testa, havia a opção de usá-la no pescoço:

Nossa impressão é que esse novo produto da Thanko foi inspirado no exemplo acima, só que ao invés de usar uma simples plaquinha na nuca, esse novo modelo utiliza duas grandes placas de alumínio laterais…

… que entram em contato direto com o pescoço…

… local por onde passam veias e artérias que ajudam a passar a sensação de frescor para outras partes do corpo. Segundo a empresa, quando ativado essas placas de contato conseguem manter uma temperatura em torno de ~11°C a 17°C dependendo da temperatura do ambiente:

O curioso é que ele possui uma chave seletora na sua base que serve para “inverter” o seu funcionamento, ou seja…

Ao invés de resfriar, as placas de contato passar a aquecer e manter uma temperatura em torno de 20°~40° (também dependendo da temperatura do ambiente) …

… de modo que ele pode ser usado em dias frios como uma espécie de cachecol elétrico (uia!)

Com isso, é possível utlilizá-lo o ano todo, seja no inverno quanto no verão. Apesar disso, a empresa não recomenda o uso contínuo desse produto, sugerindo um período máximo de 2 horas.

O produto mede 16,5 × 3,5 × 16,0 cm (LxAxP) pesa 325 gramas e já vem com um cabo USB e duas capinhas para as placas de contato que devem ser usadas no modo aquecedor,

Vale a pena observar que esse produto não vem acompanhado de uma fonte de energia, de modo que a empresa recomenda o uso de um adaptador de tomada com saída USB ou mesmo de uma bateria de emergência de smartphone com saída de pelo menos 5 volts x 1,5 A (recomendado 2 A).

Esse produto já está em pré-venda na lojinha da Thanko pelo preço sugerido é de 6.980 ienes (~R$ 200).

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Sidney Pontes

    mais um produto da thanko que ganha espaço devido a ideia inusitada. mas ainda assim,a admiração pela marca continua a crescer pra mim… é quase uma “ACME” japonesa.