ZTOP

CES 2011: Novo Thinkpad X120e virá com AMD Fusion

Já faz algum tempo que temos visto que a Lenovo Brasil está queimando por aqui seus estoques de ThinkPad X100e pela bagatela de até R$ 879 e agora entendi porque: A Lenovo anunciou ontem o seu sucessor — o ThinkPad X120 — agora equipado com processador AMD Fusion (uia!)

Como é tradição da empresa, o X1ooe é um primor de design, ergonomia e acabamento mas sempre senti que seu processador single-core Athlon MV-40 de 1,6 GHz deixava um pouco a desejar em termos de agilidade em responder aos comandos do usuário — em especial nas atividades multitarefas — se comparado por exemplo com os processadores Atom com seu recurso de Hyper-threading.

A novidade é que o X120 poderá vir com uma CPU APU AMD Fusion E-350 (dual core) ou AMD Fusion E-240 (single core) e aceleradora gráfica Radeon HD 6310.  Com isso a empresa afirma que seu novo portátil será desempenho gráfico 65% superior além de uma melhoria de até  30% na autonomia da bateria. Além disso, o novo X120e agora conta com porta HDMI o que permite ligá-lo numa TV de tela plana Full HD e reproduzir vídeos em 1080p (yay!). Sua tela LCD-LED de 11.6″ mantém a resolução nativa de 1366×762 e como nos seus irmãos maiores ele oferece dois dispositivos apontadores — touchpad e trackpoint — algo ainda raro em equipamentos do seu porte.

Seu preço sugerido nos EUA deve ficar na faixa dos US$ 400.

Fora isso, outra belezoca que deve ser mostrada pela Lenovo é o novo ThinkPad Edge E220s com tela de 12,5″. Para quem não sabe, para a Lenovo o sufixo s é de slim, mas acho que nesse caso não deve ser difícil saber por que já que ele tem menos de 2,5 cm de espessura:

Mais informações quando a Lenovo abrir a porta do AquaKnox, um restaurante maneiro que a Lenovo sempre fecha nesta época para transformá-lo na sua base de operações fora do pavilhão da a CES.

Ainda em tempo:

Acabei de ser informado de que o genial Ideapad U1 Hybrid (apresentado na CES do ano passado) poderá ser vendido em partes ou seja, o usuário poderá adquirir apenas o tablet (com Andoid) ou o conjunto c0mpleto com a plataforma de notebook + teclado.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.