ZTOP

Bluetooth ZX Spectrum: um teclado retrô para iPad

Mais do que um computador retrô, o que mais chama a atenção desse produto nem é o resultado final e sim a maneira como ela foi implementada.

No fim do ano passado a  Elite revelou que estava procurando investidores via crowdfunding para financiar um curioso projeto chamado Bluetooth ZX Spectrum.

ZX-Spectrum-Bluetooth-product

Até ai nada demais já que já vimos muitos projetos desse tipo como o Commodore PC64, o DM-15CC (embaixo) e o Altair 8800 Clone Computer que são, na sua essência hardwares modernos que se comportam como os originais por meio de emulação por software. O interessante neste caso é que a fabricante bolou uma maneira genial para chegar nesse mesmo resultado, porém utilizando uma abordagem bem mais simples.

DM_15CC

Para quem não sabe a Elite Systems é uma empresa de software fundada em 1984 que, na época, desenvolvia e publicava jogos para computadores Commodore 64ZX Spectrum (que teve um similar no Brasil chamado TK-90X) mas que hoje desenvolve jogos para plataformas móveis, entre eles uma seleção de jogos para ZX Spectrum que roda por enquanto apenas na plataforma iOS.

A grande sacada neste caso é que como o software do Spectrum roda no tablet/smartphone e este também funciona como monitor de vídeo, a única coisa que falta para se ter uma experiência completa de uso é exatamente o teclado, de modo que o que o Bluetooth ZX Spectrum nada mais é do que um teclado bluetooth padrão estilizado para se parecer com um Spectrum…

ZX-Spectrum-Bluetooth-Keyboard

… e é claro que a Elite irá adaptar seus títulos para funcionar com esse novo acessório.

bluetooth_zx_spectrum_apps

Simples, não?

A companhia também afirma que seu teclado também pode ser usado para digitar textos em outras aplicações e que ele será o primeiro do mercado a ser realmente compatível com iPad/iPhone já que outros modelos sofrem de um problema descrito como Ghosting que é a tendência do usuário digitar um caractere e o sistema entender que recebeu dois ou três deles.

O produto está em fase final de campanha no KickStarter: quem quiser contribuir ainda dá tempo.

Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.