ZTOP

BlackBerry: novos modelos Curve, mas ainda com sistema 7.1

9320Curve_White_ENG_AdAngle

Em crise no mundo dos smartphones, a RIM anunciou hoje em Cartagena seus dois novos aparelhos básicos (como prometeram algum tempo atrás) para o mercado latino-americano: os BlackBerry Curve 9230 e 9220, que já vêm com o sistema operacional atualizado para a nova versão 7.1.

A primeira novidade da versão 7.1 é o tethering para compartilhar seu 3G com até cinco dispositivos diversos, de qualquer marca/sistema operacional, incluindo tablets e notebooks – nada novo se você usa iOS ou Android. Versões anteriores do OS usavam o recurso Bridge para compartilhar internet entre Blackberries e o tablet PlayBook.

O segundo é interessante para a leva de pais que deram Blackberries a seus filhos para diminuir as contas telefônicas graças ao sistema de mensagens BBM (e foram muitos, no Brasil, segundo a própria RIM): controle parental. Basicamente, dá para bloquear quase tudo do aparelho se você não quiser expor seus filhos, ou não quiser que eles abusem do uso do smartphone.

Dá para impedir o acesso ao Facebook, Twitter, ao próprio BBM, bloquear o download de aplicativos, a navegação na web, o uso de apps de mensagens instantâneas, ou liberar apenas receber e fazer chamadas exclusivamente para os números registrados nos contatos. O usuário secundário não pode mudar a senha de acesso a essa área de configurações.

O Blackberry 7.1 já vem instalado nos novos Curve 9230 e 9220 (que foram lançados nos EUA neste mês e que saem no Brasil em junho, mas não têm preço definido ainda), e será liberado gradualmente para download para usuários de dispositivos mais antigos da marca – segundo Matthias Glanz, vice-presidente de gerenciamento de produtos da RIM, a liberação do upgrade começa entre julho e agosto, mas vai depender das operadoras de cada país.

Os dois modelos vêm também com rádio FM, com uma tecla de pause – interrompa sua música favorita para atender uma chamada ou fazer uma pesquisa na internet e volte a ouvi-la exatamente de onde parou. O mais bacana, porém, é a tecla de acesso rápido ao serviço BBM. Um toque entra no BBM, o segundo inicia a gravação de mensagem de voz, o terceiro envia.

Sobre o vindouro sistema operacional BB 10: o executivo não quis dar nenhum novo detalhe, apenas se limitou a dizer que o primeiro produto equipado com o “sistema operacional matador” da RIM sai “ainda este ano”.

disclaimer: ZTOP viajou a Cartagena, na Colômbia, a convite da RIM. Todas as opiniões aqui são nossas.