ZTOP

Gadget do dia: Aviso luminoso anti “porta na cara” da King Jim

Novo dispositivo da King Jim procura minimizar o risco de uma pessoa abrir a porta na cara de outra que estiver do outro lado.

Da série “como é que ninguém pensou nisso antes?” a fabricante de material de escritório favorita deste Ztop + Zumo — a King Jim — anunciou recentemente um curioso produto intitulado Luz de Anúncio Para Porta (扉につけるお知らせライト) modelo TAL10. A idéia por trás dessa engenhoca é evitar o risco de uma pessoa ao abrir uma porta, atinja outra que esteja muito próxima do lado oposto.

Voltado para ambientes comerciais como  fábricas e/ou escritórios, esse produto é formado por dois módulos — um principal e outro escravo — unidos por um fio o que permite instalá-los dos dois lados de uma porta de metal graças a presença de imãs fixados na parte de trás de cada aparelho:

Sua grande sacada é que ele vem equipado com um sensor de presença (daquele tipo usado em alarmes contra ladrões) que, ao identificar a aproximação de uma pessoa, dispara o seu aviso luminoso do  outro lado da porta, de modo que qualquer um que esteja por perto é alertado que alguém se aproxima da porta, evitando assim trombadas acidentais.

O módulo principal mede 10,3 x 7,6 x 3,0 cm e o escravo 10,3 x 7,6 x 2,3 cm (LxAxP) , isso porque o principal abriga três pilhas AA que também alimenta o escravo, cuja autonomia é estimada em 6 meses de uso contínuo.

Seu preço sugerido é de 8 mil ienes (~R$ 234) e deve chegar ao mercado japonês em meados de junho deste ano.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Adriano De Lima

    Realmente algo muito útil.
    Só que por ser de plástico corre o risco de se quebrar todo na primeira colisão.
    Ou será que ele aguenta umas trombadas?

    • Mario Nagano

      Bom na teoria, o que vai bater na cara do infeliz é a porta de aço e não aviso. 🙂

      De qualquer modo, por ser um produto relativamente simples, acho q ele deve resistir bem a algumas pancadas.

      • Adriano De Lima

        Quem nunca viu um desavisado tomar aquela topada nestas portas?
        (Difícil é conter o riso…)

        • Mario Nagano

          ;-D