ZTOP

Atenda o celular encostando no canto do ouvido (algum dia)

Rohn_corner_sound_technology

A fabricante de componentes eletrônicos Rohn Semiconductor desenvolveu uma nova tecnologia que permite uma pessoa ouvir o som de um dispositivo móvel apenas tocando o canto do aparelho no ouvido (ou mais exatamente naquela cartilagem logo acima do lóbulo).

Neste caso, o som não é enviado na forma de ondas que chegam ao tímpano, e sim por meio de vibrações transmitidas pela cartilagem do ouvido que se transformam em sons no seu fundo.

Esse fenômeno foi observado pela primeira vez em 2004 pelo professor Hiroshi Hosoi, do departamento e otorrinolaringologia da Universidade Médica de Nara, que viu algumas aplicações práticas dessa descoberta, como na na hora de receber chamadas em locais barulhentos, já que o som vindo do celular ou smartphone pode ser ouvido de maneira mais clara e confortável. Fora isso, outra vantagem desse sistema é que ele elimina a necessidade de pressionar excessivamente o aparelho contra o rosto, evitando assim o contato direto da tela do aparelho com a gordura natural da pele ou mesmo de produtos de maquiagem.

Baseado nessas idéias, a Rohn em parceria com um grupo de pesquisadores liderados por Hosoi desenvolveram um novo chip + vibrador que foi adaptado num protótipo de capinha para iPhone (duh!) que será mostrado numa palestra apresentada pelo médico durante o 113o Encontro Anual da Sociedade de Otorrinolaringologia do Japão, que ocorrerá neste mês na cidade de Niigata.

A empresa declarou que pretende desenvolver um produto e colocá-lo no mercado o mais cedo possível.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Jader

    As japonesas não gostam de usar o celular colado na cara (tanto que boa parte delas o usa sobre o cabelo e com o microfone abaixo do queixo), creio que elas vão adorar.

  • Dz0000

    Saindo do ASSUNTO do tópico, podem me responder isso? : Os processadores Sandy e Ivy Bridge são da 8ª geração dos processadores Intel, ou são a 9ª geração?

  • SINISTER!

    visto a cartilagem é uma parte importante do corpo, podrutos como este (os q vibram) podem facilmente ser de grande importancia na construção verbal e informal de uma pessoa de conduta adulta se encerido nas genitalias.

    • mnagano

      "podrutos?" "encerido?"

      Sinistro cara, sinistro…