ZTOP

Asus Zenfone: será que vem mesmo?

Em janeiro, durante a CES Las Vegas, neste ZTOP: Asus entra de vez no mercado de smartphones.

Abre aspas:

Os Zenfones não têm data de lançamento previsto ainda – e a Asus Brasil informa que ainda avalia levar os produtos ao mercado brasileiro.”

Anteontem, em Veja (que faz uma bela cobertura original de tecnologia, diga-se de passagem):

A Asus vai lançar até outubro seu primeiro smartphone no Brasil. (…) Deve chegar ao país com preço inferior a 1.000 reais”

Não é nada, não é nada, mas (se confirmada a fonte de Veja), vai ser uma briga interessante de ver no mercado brasileiro de smartphones.

Aparelhos intermediários como a linha L3 da LG, os Samsung Galaxy Gran Duos (e os inúmeros Galaxy-que-não-são-o-topo-de-linha) e os Motorola Moto G / E vendem que nem pãozinho quente.

Se a Asus – chute meu – chegar a um preço de R$ 800 pra qualquer aparelho dessa linha Zenfone, vai fazer barulho. Lembrando que tem chip Intel dentro, e isso significa verba de marketing pra gastar (e subsidiar o valor final do aparelho). Será que vão fabricar aqui?

A conferir… até outubro.

Ah sim, o Adrenaline (oi Jacson! oi Diego!) crava que o modelo que vem é o Zenfone 5, com tela de 5″, e também cravam um preço sub-R$ 1.000).

Vamos ver as especificações do Zenfone 5: tela IPS de 5″ HD (protegida por Gorilla Glass 3), processador dual-core Intel Atom Z2580 (2GHz) ou Z2560 (1.6GHz), 2 GB de RAM (algumas versões vêm com 1 GB apenas), 8 GB internos (+ microSD), câmera de 8 megapixels com “PixelMaster”, 3G/Wi-Fi/Bluetooth. Roda Android 4.algumacoisaquedevematualizaratéolançamento.

Na Anatel, nada ainda (eu evito o SGCH o máximo que posso, até o dia que ele funciona – como ontem à noite)

Se vier pelo valor que estão dizendo por aí, a Asus tem um bom trunfo na manga pros smartphones intermediários até o final do ano.

[Mea culpa meu aqui: estou atolado com outros projetos paralelos e por isso os reviews de smartphones estão parados. É a crise dos sete anos de blog também!]

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Bom, a Asus conseguiu colocar o Zenfone 5 na lista dos aparelhos desonerados pela Lei do Bem. Acho que é um sinal forte.

  • Adriano De Lima

    Concorrência…… doce concorrência!

  • Léo Oliveira

    Se realmente chegar será um belo concorrente ao G.
    Mas por ser ASUS alguns, se não a maioria, nem vão dar bola, o importante pra eles é ser das galáxias.

    • Henrique Martin

      eu ando bastante de metrô em SP e vejo muito LG da série L (1/2 e agora 3) e Moto G/Moto E. se fizerem um bom trabalho de marketing e tiver um bom preço, vende.

  • Saulo Benigno

    Aí eu pergunto, Moto X ou Zenfone? Aparelho com nome de xing ling… de uma empresa nova, ou marca Motorola/Google?

    Eu quero ver um aparelho Top estilo Moto X/G por menos de 500. Aí sim as coisas vão ficar boas.

    • Mario Nagano

      Bom, segundo o Wikipedia “Zen” é o nome japonês da tradição (e filosofia) religiosa ch’an, que surgiu na China por volta do século VII.

      Fora isso, a Motorola não é mais do Google e sim da Lenovo, uma empresa chinesa. 😉

      Com relação ao custo, para mim o raciocínio é simples: Se a Asus quer realmente entrar de cabeça no mercado de smartphones, eles tem que fazer isso em grande estilo, chutando logo o balde com um produto matador por um preço super atrativo.

      Um bom exemplo do passado é o Razr i, o primeiro smartphone nacional com chip Intel que antes do seu lançamento levantou muitas dúvidas (inclusive se ele tinha ventoinha) e deu no que deu: um ótimo produto para a sua época e que parece que ainda vai sobreviver por um bom tempo se a Motorola cumprir a promessa de atualizá-lo para o Android 4.4 KitKat,

      E se o Zenfone 5 for realmente o escolhido, é bem provável que o pessoal de Santa Clara vá enterrar uma grana preta nessa brincadeira, nem que seja só para conquistar market share.

      Sob esse ponto de vista, se você está pensando em trocar de aparelho, talvez valha a pena esperar um pouco.

  • Sidney Pontes

    Comprei um aparelho que usa chip intel.um fonepad primeira geração. Me surpreendeu a duração da bateria…compraria o zenfone. Acho o acabamento dos produtos asus honesto para o preço… Mas acredito que chegará no valor de 999,00 com queda acentuada em 6 meses.