ZTOP

Asus Zenbook: parecido, pero no mucho

A Asus revelou esta semana alguns detalhes do novo Zenbook que a gente nem sabia. A apresentação foi realizada pelo Country Product Manager (e chapa deste ZTOP) Marcel Campos, que mostrou os novos Zenbook UX21 e UX31 (leia o review) – que já começam a chegar ao varejo.

Muito do que foi dito e demonstrado nessa apresentação já era de nosso conhecimento, apesar de que alguns detalhes interessantes foram explicados, em especial sobre o projeto da placa-mãe do UX31 que lembra muito a de outro fabricante com nome de fruta.

De fato, a Asus não fez nenhum mistério sobre isso mostrando abertamente o interior de ambos os modelos e até comparando com um de seus concorrentes, o Acer Aspire S3. Note que o desenho da Acer é completamente diferente da Asus, em especial no tamanho da bateria: no S3 é bem menor devido ao uso de um disco rígido convencional o que, de um certo modo, compromete a sua autonomia máxima.

Quando perguntado sobre a semelhança entre a sua placa-mãe e a do concorrente de Cupertino, o executivo da Asus respondeu que, devido ao pouco espaço disponível no interior de computadores do porte do Zenbook,  as soluções encontradas são muito parecidas – apesar de que seus componentes internos sejam bem diferentes.

Um bom exemplo disso é o uso do novo disco SSD com interface SATA 3.0 (também conhecido como SATA 600) que, segundo a empresa, chega a ser 7 vezes mais veloz que os concorrentes.

Interessante notar que ao contrário do Zenbook, que utiliza uma solução de armazenamento baseada em disco SSD, o Aspire S3 adota uma solução “híbrida” formada por um disco rígido convencional de 7 mm de altura + 20 GB de memória Flash (que funciona como um segundo SSD). S

egundo a Asus essa solução híbrida possui um comportamento bastante curioso ligado a maneira com que a BIOS gerencia o modo de dormência, o que faz com que uma máquina equipada com um HDD + SSD retorne mais lentamente para o seu modo ligado — o chamado Instant On — passados mais de oito horas, algo que não acontece com as soluções totalmente baseadas em SSD.

Outra afirmação feita pela Asus é que sua solução térmica (ou, mais exatamente, seu sistema de eliminação de calor) é mais eficiente que seus concorrentes, chegando a ser 7 graus mais fresco que seus concorrentes. E para comprovar isso, eles mostraram algumas imagens feitas com uma câmera térmica (quando for rico eu vou comprar uma dessas um iPhone 4S no Brasil):

E como não tinha que queixar de ter em um evento de marketing, no final da apresentação foi mostrado um vídeo do Zenbook que tira uma o próprio produto e até mesmo do concorrente!

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • O vídeo ficou ótimo hein! Hehehehe… Mas o que impressionou foi o lance do SSD + SATA 3. Depois que coloquei as mãos num modelo com SSD, já acho um saco a espera pra abrir coisas como PDFs quando uso o outro computador, com HD. Pense numa parada que vale totalmente a pena é migrar pro SSD!

  • Eu vi um R$3.999 borrado ali, eu vi!
    Assim, fica difícil viu, ASUS?! Não precisa se espelhar tanto assim naquela Maçã…. #iphone4S-feelings

  • hilário….

    sou um potencial comprador desses ultrabooks – deixa meu XPS quebrar primeiro!

    ou o iphone for ass abaixar de preço 😀

    • Ezek

      O meu Dell XPS M1330 estragou 4 vezes na garantia de 3 anos. Troquei por um Acee Aspire 1830t com i7. Ainda não estou satisfeto. O problema é o video dentro do i7. Se estes ultrabook utilizarem o mesmo video, ficará faltando uma solução melhor para o video.

      • meu XPS já caiu da mesa (trincou a carcaça de plástico e amassou o aluminio) e até viciou a bateria (mania de trabalhar conectado à tomada)

        mas continua firme e forte depois de 3 anos…

        E depois de comprar um Fusion Zacate E-350 (Sony YB), a Intel tem que trabalhar melhor sua proposta de vídeo embarcado.

  • dnmessias

    4mil nesse bichinho? E não tem fila na porta?

  • Sidney

    E o EeePC X101? Tem previsão pra chegar oficialmente por aqui? Ele é uma versão mais humilde do Asus Zenbook. Tava querendo comprar um pra substituir meu velho CCE (video SIS, devia estar bebado quando comprei). Pra maquina de trabalho ainda prefiro usar desktop, questão de gosto, mas um netbook de 10" como o X101 ia bem como segunda máquina.

    • mnagano

      A Asus tinha dito algo sobre trazer o X101 para o Brasil, mas desconfio q essa história meio que virou fumaça desde que a Intel abandonou o Meego em favor do tal do Tizen.

      Fora isso é preciso lembrar que o X101 é uma máquina bem modesta, equipada com processador Atom N435/N455 de 1,3 GHz/1,6 GHz, 1 GB (máx. 2 GB) de RAM e SSD de 8 GB (sem opção de expandir) ou seja, não é a melhor máquina para se instalar um Windows 7.

      E mesmo ficando com o Meego vc se arrisca a trocar seis por meia dúzia ou até seis por cinco se considerarmos o seu CCE.

      • Gabriel Quinqueto

        A ASUS tem no Brasil o Eee PC X101H.
        Você encontra na Dirtribuidora Move1 de São Paulo. Não sei outra que tem!