ZTOP

Gadget do dia: Asus Transformer Book V

Se você anda angustiado por não saber qual será o seu próximo computador pessoal (Notebook? Tablet? Smartphone?) ou qual sistema operacional você gostaria de usar nele (Windows 8? Android?), por que não ter tudo isso no mesmo equipamento?

Essa parece ser a proposta da Asus, que anunciou hoje seu Transformer Book V na Computex 2014, em Taiwan.

É um produto que pode ser descrito como o primeiro portátil “cinco-em-um” do mercado, já que ele funciona como um notebook/tablet com Windows e ainda como notebook/tablet/smartphone com Android. Jonney Shih, chairman da companhia, mostrou o híbrido durante sua coletiva de imprensa pré-Computex:

ASUS_Transformer_Book_V_anuncio

Segundo as informações já liberadas pela Asus, o que dá para entender é que o Transformer Book V é formado por duas peças importantes: a primeira é o tablet com Windows 8.1 com tela LCD IPS de 12,5″ e equipado com um processador Intel Core ix, algo ainda raro nesse mercado já que a maioria dos tablets roda com um processador Intel Bay Trail  baseado no Atom. Fora isso, ele também conta com 4 GB de RAM, webcam de HD e até 128 GB de memória interna (eMMC) para armazenamento de apps e dados.

E se o assunto é produtividade, basta encaixar o tablet no seu teclado para ter um notebook totalmente funcional que também adiciona mais 1 TB de disco para uma capacidade de armazenamento ainda maior.

ASUS_Transformer_Book_V_modos_1b

Já a segunda peça é seu smartphone com Android 4.4 “KitKat” (incluso no pacote)  que é um modelo com tela LCD IPS HD de 5″ também baseado na plataforma Intel — ou mais exatamente um Atom quadcore — mais adequado para o seu perfil de uso como telefone móvel. Ele já vem equipado com 2 GB de RAM, até 64 GB de memória (eMMC) para armazenamento de apps e dados,  modem 3G + LTE, câmera frontal de 2 MP e traseira de 8 MP, bateria de 2.500 mAh o que — segundo a empresa — proporciona até dez horas de navegação na web. Seu tamanho é de 14,8 x  7,3 x 1,1 cm (LxAxP) e 140 gramas de peso.

A grande sacada neste caso é que o tablet possui um slot traseiro onde podemos encaixar o smartphone e aproveitar a tela maior e até mesmo o teclado, transformando-se assim num legítimo notebook com Android. É como se fosse um Asus Padfone, só que em versão maior. A mudança é feita por meio de um toque na tela.

ASUS_Transformer_Book_V_modos_1b

Mas ainda restam dúvidas como se será possível acessar os dados contidos no ambiente Windows pelo Android ou vice-versa, se o smartphone poderá tirar proveito da bateria do tablet/teclado quando ele estiver plugado no mesmo e se o ambiente Windows poderá usar o modem do smartphone para se conectar à internet quando o Wi-Fi não estiver disponível. Mas isso a gente vai descobrir com o passar do tempo. Nada de preço ou data de lançamento no Brasil por enquanto (se vier, claro).

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Djalmir Messias

    Eu diria que é um produto bem esquisito. Talvez com um nicho bem específico. Pro meu uso, especificamente, preferia que ele fosse apenas um tablet/notebook com windows 8.1. Seria interessante saber mais informações tipo, entradas/saídas, duração de bateria, peso, preço etc etc.

  • Vagner Ligeiro

    Imagino que seja possível sim a “troca de arquivos” (na realidade estará no mesmo lugar) entre os sistemas. Bastaria que o Windows tivesse a partição de arquivos de usuário separada da partição de arquivos do sistema, e que o Android tivesse a capacidade de reconhecer o NTFS do HD do Windows, ou a partição de dados fosse formato FAT ou outro reconhecível pelo Android. Do Windows para o Android, lembremos que é mais fácil, uma vez que um Android conectado no Windows pode funcionar como armazenamento externo.

    E eu quero um deste aí 🙂

    • Leonardo

      Pelo q eu entendi os arquivos n estão no “msm lugar”. Andei lendo em outros site e aoq parece o tablet terá um ssd de até 128gb, o teclado poderáter um hd de até um tera e o smartphone tem sua memoria propria tbm.

  • Se existir a integração entre os dois sistemas, vai ser realmente um gadget incrível. A idéia é ótima!