ZTOP

Asus vai entrar no mercado de all-in-one no Brasil

A Asus começa a vender no mercado brasileiro sua nova linha de desktops tudo-em-um nos próximos meses. Serão três modelos topo de linha e tela sensível ao toque, incluindo um híbrido com tablet Android destacável. Em vez de ficar na loucura do centro de convenções da CES 2013, a turma de Taiwan fechou várias suítes em um dos hotéis de Las Vegas. 

A iniciativa – a Asus até então só vendia notebooks/netbooks, tablets e componentes de hardware – parece uma manobra com foco certo: PCs AIO no Brasil são subestimados pela maioria dos fabricantes, principalmente nos modelos de alto custo/desempenho. Estão confirmados três tamanhos de tela: 18,4″, 23″ e 27″.

O modelo de 18,4″ é o da imagem que abre este post: com nome Transformer AIO, é uma máquina com Intel Core iX que roda Windows 8. Sua parte “Transformer” segue o conceito da marca usado nos tablets com teclado destacável, mas aqui a tela é um tablet com processador NVidia Tegra 3 rodando Android 4.1 (dá para usar Jelly Bean no desktop também, pressionando um botão na lateral do aparelho, mas ainda não é possível usar o Windows 8 como tablet separado).

Tecnologicamente falando, é um tablet de 18,4″ que é usado como monitor para o Windows 8 (o sistema operacional consegue detectar isso).

Já os modelos de 23″ e 27″, também com Intel Core iX, não têm telas destacáveis nem Android, mas eu acredito serem uma solução mais completa e segura (já pensou derrubar a tela de 18″ no chão?) que o irmão menor destacável:

Seu mecanismo de movimento da tela permite deixá-la na horizontal, para uso como um grande tablet fixo com Windows 8 e compartilhar fotos e informações (ou mesmo jogar) com a família em casa. Esses modelos têm som com tecnologia SonicMaster e virão com um subwoofer separado.

Segundo a Asus Brasil, os modelos de AIO chegam ao varejo nos próximos meses, e o preço sugerido dos modelos ainda não foi divulgado.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin