ZTOP

AMD e tablets: APU Z-60 “Hondo” vem aí?

A AMD colocou no ar um curioso vídeo no Youtube onde ela tira uma daqueles reality shows de caçadores de fantasmas, onde dois “investigadores” armados com suas lanterninhas e filmadora com visão noturna se infiltram em um dos centros de testes da empresa e descobrem um objeto “mutante” que “tecnicamente vai além de qualquer explicação” (oooh!).

A resposta para este mistério será revelado amanhã, 09 de outubro.

Segundo Yeo Lim, do SemiAccurate (hi Charlie!), trata-se da nova linha de processadores APUs AMD Z-60 voltado para uso de tablets com Windows 8, a exemplo do que fez a Intel com seu chip Atom Z2760 anunciado na semana passada. Curiosamente o nome de ambos os chips começa com a letra “Z”. 🙂

Já sabíamos da existência dessa “Série Z” para tablets desde junho deste ano, época em que a AMD anunciou a chegada do Trinity no Brasil. Na apresentação (abaixo) era conhecido pelo codinome “Hondo” e fazia parte da chamada plataforma “Brazos-T“, cujo anúncio estava vinculado ao lançamento do Windows 8 que vai acontecer no final deste mês.

Segundo Lim, essa nova APU será um chip dual core (“Bobcat”)  de 1,0 GHz + GPU integrada Radeon 6250. Diversos recursos considerados “supérfulos” para um tablet (como portas SATA para mais de um disco interno) foram removidos, reduzindo assim a sua complexidade e o seu consumo, estimado em ~ 2 watts.

O seu público alvo deve ser o mesmo que o da Intel como seu Atom Clover Trail ou seja, permitir o desenvolvimento de um tablet capaz de rodar a versão completa do Windows 8, permitindo assim que o usuário tenha a mesma experiência de uso de um desktop, notebook ou convertible.

Isso de um certo modo até explica a cena do vídeo no YouTube onde a “investigadora” topa com um desktop funcionando e…

… ao abrir o gabinete, depara-se com o objeto “mutante”, que parece ser a parte de trás de um tablet ligado (note o conector à direita).

De fato, o Henrique chegou a ver um protótipo desses da Compal durante a última Computex, em Taiwan.

Mais informações no Semiaccurate.

 Atualização (09/10/2012): O produto misterioso é mesmo o AMD Z-60.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.