ZTOP

Adaptador da Thanko transforma microSD em SSD

Acessório permite substituir um disco rígido convencional por uma placa SSD SATA com até dez cartões micro SD.

Nossa empresa de bugigangas com porta USB favorita — a Thanko — lançou  um curioso adaptador que permite usar um ou mais cartões micro SD como um disco SSD com porta SATA cuja capacidade máxima pode chegar a 320 GB ou seja, dez cartões SDXC de 64 GB agrupados em um único volume em RAID 0 (stripping).

SSD_adapter_Thanko_Frente_verso

Ele tem as mesmas dimensões de um disco de 2,5″ — 65 x 6 x 95 mm (LxAxP ) e 25 gramas de peso — e é compatível com o padrão SATA 1.0a. O sistema é compatível com Windows 8, 7, Vista, XP e MacOS e pode ser usado como disco de boot.

SSD_adapter_instalado

Uma das grandes sacadas deste acessório é que ele pode ser usado para aproveitar (ou reaproveitar) aqueles cartões micro SD que ficaram obsoletos devido a sua baixa capacidade (2 GB, 4 GB, 8 GB, etc.) e que, por causa disso, ficam jogados pela casa ou que podem ser adquiridos por preços bem baixos ou até de graça de algum colega, queima de ponta de estoque, assistência técnica ou até mesmo sucateiro que não sabe o que fazer com eles.

SSD_adapter_Instalacao

Observe porém, que o rendimento desse acessório vai depender (muito) da velocidade (ou classe) dos cartões MicroSD, de modo que para obter o máximo desempenho, a Thanko recomenda o uso de cartões da Classe 10 ou UHS I/II.

Fora isso, não creio que ele seja uma solução mais em conta que um disco SSD de verdade se somarmos o preço do adaptador + cartões de memória Flash — e isso sem falar no que pode acontecer com os dados gravados caso um dos cartões pifar, principalmente em RAID 0.

De qualquer modo, ele pode ser uma solução interessante para montagens experimentais, prototipagem rápida e até mesmo como um bom quebra-galho.

Seu preço sugerido é de 5.980 ienes (~R$ 130) e pode ser encontrado no site da empresa.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Próximo post:

Post anterior: