ZTOP

Acer: Tablets, notebook de duas telas e até lojinha

A Acer reuniu a imprensa internacional em Nova York para o Interact, o grande evento da marca dedicado a mostrar seus novos produtos. E o que foi mostrado dividiu a opinião dos jornalistas.Muita gente, inclusive o Zumo, foi para o Interact na certeza de que veria apenas um novo tablet rodando Android. Mas a Acer tinha alguns ases na manga.

O primeiro anúncio, dado pessoalmente pelo CEO da empresa, o italiano Gianfranco Lanci, deixou a imprensa intrigada.

O Iconia é um novo tipo de notebook. Com duas telas de 14 polegadas sensíveis a multitoque, é o primeiro aparelho com esse tamanho de tela. Por dentro, traz um Core i5 e roda Windows 7, vitaminado com uma interface desenvolvida pela Acer.

Como o teclado só aparece na forma virtual quando necessário, ao tocar com os dez dedos e o as mãos na tela, muita gente ficou ressabiada. Como não oferece nenhum tipo de respostá tátil, apenas um barulho a cada tecla pressionada, alguns jornalistas fizeram piada, falando que esse era um Nintendo DS gigante. Maldades à parte, é um conceito de produto realmente novo, talvez novo demais para que o consumidor entenda. Mas uma coisa é certa, o Iconia conseguiu gerar um burburinho que vai durar até a CES de 2011, em janeiro. O preço não foi divulgado, mas um dos engenheiros da Acer, depois de um longo papo, nos contou que na Europa, ele sairá na segunda metade de janeiro e custará em torno de €1400.

Nagano comenta: Cara, a primeira coisa que me veio à mente quando ví esse portátil de duas telas foi — “se tivesse sido anunciado pela Apple, já tinha gente acampando do lado de fora das Apple Stores para comprá-lo em fevereiro/março do ano que vêm“. Fico imaginando o estrago que essa máquina faria rodando um SO mais voltado para interface de toque.



Outro anúncio da Acer foram seus tablets. Ainda sem nome e preço definido, serão lançados dois tablets com Android 2.2, um com 10,1 polegadas e outro com 7. Simultaneamente, será lançado outro tablet de 10 polegadas que rodará Windows 7.

O tablet de 10 polegadas com Android é bem honesto. Equipado com saída HDMI, o aparelho dá conta de rodar vídeos Full HD e ainda promete multitoque para 10 pontos simultaneos.

O de 7 polegadas é uma versão mais econômica. Compatível com vídeos HD (720p), ele também tem conexão HDMI e conta com webcam. Mas até aí, é mais um tablet com Android.

O tablet com Windows 7 promete, pois apesar do pequeno atraso na resposta da tela, torna-se um notebook usando um acessório que serve como suporte e teclado. Pena que não deu nem para fotografá-lo. No instante que ele ia ser demonstrado para a imprensa, ele apresentou um defeito (coisa comum em protótipos) e foi tirado de cena. Mas o que foi mostrado ao vivo no palco foi promissor.

A Acer também anunciou o serviço Alive, que é uma espécie de mistura de iTunes, App Store e Steam. Disponível apenas para os aparelhos Acer, nele será possível comprar conteúdo local e global, e acessá-lo de qualquer aparelho a qualquer momento, como os jogos comprados pelo Steam.

Em um primeiro momento, serão 2.000 títulos disponíveis pelo serviço, e 15.000 videoclipes, que poderão ser baixados ou assistidos por streaming.

O Alive tem um serviço de sugestões muito parecido com o que o Amazon oferece. Ele analisa seu perfil de consumo de conteúdo e dá sugestões do que pode interessar. Ele também tem um componente social, e mostra o que seus amigos estão vendo ou ouvindo, se eles quiserem compartilhar essa informação.

Apesar de grande parte do que foi anunciado só chegar efetivamente em abril do próximo ano, é certo que a Acer quer que as atenções estejam voltadas para ela durante a CES 2011. Até lá, ela poderá acertar os detalhes dos protótipos, e finalmente liberar o nome e preço dos produtos, causando mais burburinho. Vamos ver a quanto esses produtos chegam no Brasil.

Disclaimer: Zumo viajou a convite da Acer

  • Pingback: Tweets that mention Acer: Tablets, notebook de duas telas e até lojinha | zumo -- Topsy.com()

  • Raphael

    Estou vendo que teremos a fragmentação das “Stores” de aplicativos o que acabará com a chance do Windows em possuir uma loja centralizada, completa e com varias opções.

  • Rodrigo H.

    Na minha opinião, juntar teclado na tela com tela de 14 polegadas é um tremendo erro da Acer, tem tudo para dar errado.

    • rubens

      e a tela é "glossy", terrível pra usar em ambientes iluminados e pior/melhor que black piano pra pegar gordura dos dedos…

      • mnagano

        Sim a tela é brilhante, mas nesse tipo de aplicação acedito que ela é necessária já que é bem mais fácil de ser limpa — entenda-se de gordura de dedo — do que numa tela com tratamento anti-reflexivo que é, na sua essência, uma superfície de acabamento áspero.

  • Ely

    O aparelho com Windows apresentou defeito na hora da apresentação. Terá sido a BSOD?

  • dflopes

    Que ideia maravilhosa esse iconia… ideias de preço?

    E como odeio lojas e aplicativos exclusivos. Isso é pra vc, viu, itunes.
    Tem que ser tudo na net. Se eu quiser baixar no celular e depois transferir pro pc, ótimo.

  • rubens

    Esse tablet (com bobcat?) me deixou intrigado.
    Não esperava ver algo assim tão perto do lançamento do chip. (apesar das características térmicas e o tamanho).

    Se tiver bluetooth é só sincronizar com meu desktop 8000 da MS (ou um mediaboard/dinovo da logitech) e usar algo com desempenho de CULV e que até roda uns jogos (com poucos requintes, mas roda).
    Só precisaria substituir aquela base…

  • Pingback: Acer Iconia: hands-on com notebook de duas telas | zumo()

  • Pingback: Acer: novos tablets e um notebook surpreendente | Revista Alfa()

  • Pingback: MP dos tablets: o que isso significa? (=tablets mais baratos!) — ZTOP ZTOP()