ZTOP

Intel: aceleradora HD 4000 terá suporte para telas 4K

IDF 2012: Pessoal de Santa Clara anuncia suporte para UHDTV (3.840 x 2.160 pixels) para sua GPU Intel HD 4000.

Não é só de IFA e feiras de TV que vive o formato 4K. Durante a última edição do Intel Developer Forum, semana passada em San Francisco, a Intel apresentou um novo recurso que permite que sua nova aceleradora gráfica HD 4000 (introduzida junto com a CPUs Intel Core ix de terceira geração “Ivy Bridge”) reproduza imagens nesse novo padrão de vídeo de altíssima resolução:

A grande sacada neste caso é que o suporte para 4K será implementado por meio de um novo driver de vídeo que estará disponível para download até o final deste ano.

Entretanto, para que esse novo recurso possa ser explorado é necessário que o computador venha equipado com duas saídas de vídeo padrão Display Port ou seja, ela é — de fato — formada por até quatro imagens em Full HD organizadas numa matriz de 2×2 telas.

Segundo o porta-voz da Intel, a principal aplicação desse recurso está no campo da sinalização digital, como a criação de videowalls:

E o mais legal é que na demo acima, a Intel também apresentou o protótipo de um PC robustecido com Ivy Bridge especialmente voltado para esse tipo de aplicação:

Acreditamos que outro uso para essa tecnologia já foi mostrada pela Lenovo na época do lançamento do seu novo desktop compacto ThinkCentre M92 Tiny (que já chegou no Brasil) e que também pode ser ligado a até quatro telas ao mesmo tempo, uma aplicação muito apreciada por centrais de monitoramento e analistas financeiros.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.