ZTOP

3G da Tim: começou a funcionar

Tim 3G: sinal aparece

Conforme esperado, começou a funcionar hoje o serviço 3G da Tim, chamado de 3G+. Teoricamente, deveria acordar e navegar a pelo menos 1 Mbps no meu celular, mas não foi o caso. Dentro de casa, o sinal da rede Edge esteve excelente durante todo o dia (culpa do feriado?), mas nada de o tal 3G aparecer.

No começo da noite, fui até a padaria. Peguei o celular para ver o relógio e lá estava o sinalzinho de 3G no canto esquerdo superior da tela, para minha surpresa. Como foi prometido pela operadora, não precisei trocar de SIM Card ou modificar qualquer configuração no meu aparelho (que já estava pronto para receber sinal 3G e GSM).

Tentei conectar rápido a alguma coisa, o Twitter foi a primeira coisa que me veio í  cabeça: a página carregou com uma velocidade acima do que eu estava acostumado com o Edge. Mas o sinal sumiu e nada de 3G de volta.

Na volta, consegui o sinal 3G novamente (parado na frente do meu prédio encarando o friozinho paulistano…). Conectou em 3G e o meu N95 mostrou também um sinal de 3,5G (quer dizer, é a rede HSDPA mesmo, com um limite de 7 Mbps para download em determinados casos). Tentei entrar no Zumo e não carregou a página por completo, o sinal estava bem fraco.

Como ainda é o primeiro dia, acredito que Tim ainda deva estar realizando testes com a rede e espero que a situação de sinal fraco/limitado se resolva. Assim que encontrar alguém com aparelho compatí­vel, vou tentar fazer uma videochamada e quando o serviço ficar mais estável (pelo menos aqui na minha área) faço outros testes.

Mais telas após o clique.

o sinal de 3G no browser do N95

Conectando ao Zumo em HSDPA - o sinal estava bem fraco

Conectando via 3G

Veja o sinal de 3,5G (HSDPA) no canto esquerdo da tela

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • é bom saber que a 3g realmente começa a se espalhar pelo brasil, segundo o que foi assinado no contrado, todas as cidades com ate 30 mil habitantes deve estar coberto pela tecnologia 3G ate 2010.

    Ps: o vivo pode ter mostrado alguns sinais de anuncio da 3G, mas a brasil telecom ate agora nada, nem planos de internet para celules acho na pagina deles.

  • Aqui em Recife já estamos com o sinal a cerca de um mês, porem segundo o site somente com cobertura parcial, parece que a Tim não está investindo tanto quanto a Claro na 3G, não pelo menos em propaganda. Não sei na TIM mas na claro me disseram que via celular só chegaria a cerca de 400kbps, somente em banda larga é que tem a opção 1Mbps.

  • Sempre achei o marketing da TIM muito fraco, pelo menos na área popular. Em suas propagandas vejo um direcionamento para a área comercial, não muito para o consumidor final.

    E seus serviços, planos e promoções também não são colocados as vistas do consumidor, enquanto as outras operadoras fazem estardalhaço até com porcaria, como no caso da Oi se dizendo responsável pelos celulares desbloquados.

  • BrT

    Pessoal,

    Trabalho na BrT..3G deve ser lançado muito em breve..

    Parabens pelo blog

    []s

  • Adriano Baba Tubota

    Comprei a Intenet Tim 3g de 600 kps, o acesso a Internet cai muitas vezes, quando consigo fazer a conexão não consigo acessar nenhum site, mesmo na região central de São Paulo, na periferia a conexão se torna ainda pior do que os modens de 56kps usados antigamente. A tim cobra 90 reais mensais para um plano chamado de Banda Largo e é lastimável, o sinal é péssimo para um preço exorbitante. Tim 3g não comprem pois se arrependerá por 12 meses que é o mínimo de tempo que você tem que pagar esta bosta…, péssima qualidade, preço alto, mau
    atendimento.