2015: ideias sobre o futuro do celular
Início » SMARTPHONES » 3G » 2015: ideias sobre o futuro do celular

2015: ideias sobre o futuro do celular

RESUMO

O foco principal do The Way We Live Next 3.0, que acabou na quarta na sede da Nokia em Espoo, foi dar alguma ideia do que virá a ser o celular do futuro. Veja duas visões em vídeo do que vem (ou não) por aí.

N97 gigante

O N97 gigante na vitrine da flagship store da Nokia em Helsinki, coitado, é símbolo de status hoje, mas em pouco tempo será substituído por serviços e múltiplos aparelhos. O foco principal do The Way We Live Next 3.0, que acabou na quarta na sede da Nokia em Espoo (gesundheit! — MN), foi dar alguma ideia do que virá a ser o celular do futuro.

Dois momentos em vídeo capturam isso: O primeiro, feito na tarde de terça, mostra o diretor do Nokia Research Center, Henry Tirri, respondendo a uma pergunta sobre como ele vê o celular daqui a cinco anos (em inglês apenas – e a resposta dele é muito boa).


(link)

Curiosamente, no próximo dia, a própria Nokia deu uma versão oficial, com direito a vídeo, da sua visão para 2015:


(link)

O que eu acho disso tudo? O N97 lá em cima, ainda que uma maquete gigante, será um dinossauro das telecomunicações em 2015. Cada vez mais serviços online vão se integrar ao telefone – Android e o próprio Maemo estão aí para confirmar – e, sim, vai chegar uma hora em que não existirão mais aparelhos desconectados 24 x 7 da rede.

Escrito por
Henrique Martin
10 comentários
  • Rs, ainda não entendo o por quê de noticias assim. Hoje em dia qualquer equipamento eletrônico após três meses já deve ser considerado ultrapassado.

    O correto é apenas mostrar as ultimas novidades e fazer comparações. E não só dizer que será um ultrapassado e tal..

  • Henrique, boa tentativa, mas acho que o Bruno não volta aqui não. Vem e critica o post… chato né. Deve entrar raramente, se tanto.

    Minha vez: Meu “ingrês” é fraco que só. Posso pedir pra colocarem os principais pontos apontados pelo Henry Tirry. Agradeço (Acho que outros também).

    Parabéns a todos, por este post, e todo o Zumo.

    E claro, obrigado.
    Abraços
    Rogério

    • @rogerio tks pela defesa. era só o cara ver o post do N900… (e esperar outras coisas que vem por aí). assim q. der (o tempo ta corrido e o jetlag, forte, faço um resumo)

  • “e, sim, vai chegar uma hora em que não existirão mais aparelhos desconectados 24 x 7 da rede.”

    Tomara que até lá, IPv6 seja realidade pra profecia não ter cara de apocalipse.

    • @walter e que as operadoras tenham redes decentes… (em tempo: usei 3G da Vodafone em Londres e foi tão ruim quanto Vivo em SP…)

  • Se foi no aeroporto ou imediações, até imagino o tamanho da maldição.

    (falando nisso) Com o tamanho da birra que a internet parece ter com a estrutura 3G da AT&T em Nova iorque, vou demorar a acreditar em internet celular no ocidente.

  • Oi Bruno,

    Se vc acha que qualquer equipamento eletrônico depois de três meses já deve ser considerado ultrapassado, suspeito que você anda usando muito celular coreano.

    Um bom exemplo de longevidade é o Nokia N95 que foi anunciado em 2007 e graças a uma constante atualização firmware e recursos, sobrevive até hoje no mercado (na versão de 8 GB) por um preço que considero até que bem salgado (~ R$ 1.999) para algo tão “antigo”. Sinal de que ele ainda tem demanda e gente que paga, mesmo com a chegada do N97.

    http://nokia.submarino.com.br/search/index.site?pt=14&q=N95&x=0&y=0

    [ ]s

    M.

  • Muito bacana, mas, primeiro, a Nokia tem que conseguir melhorar o touchscreen deles… Quer dizer, o meu 5800 é péssimo, nesse aspecto! Nada ágil! 🙁

  • e as operadoras deve “tentar” melhorar as redes 3G no Brasil!!!

    Não consigo usar nada que não seja no centro de uma grande cidade (Fortaleza, Rio, BH, etc).

    Aqui, no meu cantinho, nem configuro para 3G. Só deixo em Edge.

    =======================

    Sobre o touchsreen da nokia, acho que ela investiu erroneamente no symbyan c/ TS (S80).

    Como diversas vezes ressaltado aqui, ela poderia ter mantido o S60 nos dumb-phones e partido para o maemo nos high-end e Smarts…

    Mas o desespero de ver a Apple na retrovisor fez com que a Nokia lançasse esse sistema bugado originalmente. Bem que agora, com os updates, o sistema começa a melhorar (um pouco).