ZTOP

10 razões explicam por que seu site é ruim

Andrew Thomas do Inquirer deu a dica de um curioso artigo publicado no site e-consultancy com o sugestivo tí­tulo 10 reasons why your website sucks. O texto é um alerta aos webmasters sobre a necessidade de uma boa experiência de navegação em seus sites, citando bons e maus exemplos na própria Web que podem ser conferidos com apenas um clique de mouse. Entre eles:

  1. Navegação ruim.
  2. Muitos botões de “Bookmark My Site”.
  3. Introduções no site e “mensagem de nosso patrocinador” entre as páginas.
  4. Uso excessivo de Flash (incluindo a morosa barrinha de download).
  5. Anúncios do tipo overlay (Pop-ups).
  6. Desabilitar alguns botões de navegação.
  7. Esconder informações de contatos.
  8. íudio e ví­deo automáticos.
  9. Páginas lentas para carregar.
  10. Layout ruim.

No geral, eu concordo com quase todos esses itens, mas o que me deixa particularmente irritado, são aqueles sites que dificultam ao máximo o contato pessoal (item 7), implementando meios bastante criativos e até mesmo sádicos de (in)comunicação, como telas de webmail no melhor estilo “deixe o seu recado que nós retornaremos (algum dia)” ou aqueles sistemas de chat on-line com pausas de 5 minutos entre cada frase. Prefiro mil vezes um telefone direto ou endereço de email para o qual eu possa escrever e acompanhar a discussão no meu Outlook.

Rigues comenta: Além do item 4 (não há nada mais irritante e ilógico que um site todo em Flash sem um bom motivo), há outras coisas que me irritam e me fazem fechar a janela/aba do navegador na hora. Uma delas são os sites que redimensionam automaticamente a janela do navegador. Ei webmaster! O desktop é meu, a organização é minha, e se eu arranjei minha janela do navegador em um tamanho especí­fico é porque tenho um bom motivo para isso, motivo que você não conhece e no qual não deve se intrometer.

A outra são as janelinhas de popup com mensagens fúteis de “copyright” ou “proteção” sempre que clico com o botão direito do mouse na página (item 6). A idéia, completamente furada, é evitar que o visitante dê um “view source” e “roube” o precioso código-fonte da página que o webmaster teve tanto trabalho pra escrever. Nada que um View/Page Source não resolva em dois palitos. Não que eu queira roubar código-fonte algum, porque na maioria dos casos os sites com estes scripts usam só o HTML mais básico e layouts horrendos. Na prática, a janelinha só serve para me privar de acesso rápido a funções úteis como Back, Reload e… Bookmark this page. Pense nisso webmaster. Vale trocar o código por um bookmark?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Nossa, esse espaço de “deixe sua dúvida” é realmente um buraco negro. Eu nunca escrevo, porque nunca tenho respostas. E você fuça, fuça e não acha telefone nenhum! Teve uma vez que resolvi escrever e tive uma surpresa, o próprio editor do site me respondeu em menos de meia hora. Detalhe: era um assunto que nada tinha a ver com ele, era um pedido de socorro mesmo “será que vocês saberiam…”. E o cara respondeu e foi um tiro certeiro.

  • Pingback:   Zumo: resumo da semana by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • O pior é quando a parte de contatos está tão inacessível que vc tem que abrir aquela janela de “deixe seu recado”, mandar mostrar o código-fonte e rezar pra encontrar algum email perdido por lá…

    Valha-me, Deus!!