ZTOP

10 minutos com Nokia 808 PureView (fotos! fotos! fotos!)

a Lua em destaque, recortada

O Nokia 808 PureView está entre nós e é diferente de qualquer outra câmera-fone que já vimos. Esqueça modelos com 8 ou 12 megapixels: aqui, a qualidade de imagem é outra.

Esqueça também o número enorme de “41 megapixels” e ignore quem disser “vou jogar minha câmera digital fora”. O que importa aqui é a excelente qualidade de imagem, não a quantidade de pixels do arquivo.

Porém, o 808 PureView tem seu preço a ser pago: é um produto pioneiro, por isso é caro, e tem uma curva de aprendizado um pouco complicada no começo.

É um produto que pode parecer ainda excêntrico (e é, já que roda Symbian Nokia Belle): esqueça os recursos de smartphone aqui – o que importa é fotografar e compartilhar (rápido!) com um clique para o Facebook. Se quiser, dá para editar as imagens, cortar e ajustar efeitos. De resto, aproveite para fazer e receber ligações telefônicas. Deu até saudades da velha e poderosa Nokia.

Vendo as primeiras fotos que tirei com o aparelho vejo que a Nokia precisa lançar essa inovação o mais rápido possível para outras plataformas – ops, para Windows Phone 8 (outubro tá aí, né?). Não é o aparelho que vai substituir sua câmera digital, mas é o smartphone com a melhor câmera do mercado, disparado.

As primeiras imagens estão aí embaixo (clique para ampliar e ler meus comentários sobre as fotos). Tirei algumas em resolução máxima (38 megapixels), outras em resolução PureView (7 pixels geram 1 ponto), e os resultados foram melhorando conforme o tempo: à noite, senti falta de um sistema de estabilização de imagem no geral; de dia, com luz do sol, os resultados e os detalhes são impressionantes, mesmo com o zoom “digital” da câmera.

Imagens em modo PureView têm entre 600 KB e 1,5 MB de tamanho, fotos em resolução máxima vão de 8 MB a 13 MB  – e um vídeo de pouco mais de 2 minutos a 1080p ficou com 300 MB. Prepare seu disco rígido… Aos poucos, vou subir mais amostras de imagens no nosso Facebook.

Dê uma olhada e tire suas conclusões (e espere o review que o Nagano vai fazer da câmera).

Mais sobre o Nokia 808 PureView no ZTOP:
>>>Como funciona a tecnologia PureView
>>>Nokia 808 PureView: a câmera vista mais de perto
>>>Nokia 808 PureView e seus 41 megapixels (MWC 2012)

Uma amostra de vídeo a 1080p (de dentro do táxi…):

As fotos:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin