ZTOP

10 meses com o Nokia Lumia 920

Nos últimos dois anos, usei inúmeros smartphones. Alternei entre diversos Androids (destaques para o HTC One S e o Motorola RAZR i) e um iPhone 3GS (que morreu após quebrar o conector interno para o cabo USB). Na hora de trocar de aparelho, em março de 2013, o escolhido foi um Nokia Lumia 920, que me atraiu por causa da câmera (fator principal e decisivo).

O problema? Rodava Windows Phone 8, sistema operacional da Microsoft então subestimado por desenvolvedores e com uma potencial falta enorme de aplicativos. Bobagem. Não troquei de telefone até hoje.

SONY DSC

1) A estrutura

A construção do aparelho, meses depois, mostra que a Nokia mantém seu  padrão de construção de aparelhos no mesmo nível dos velhos e bons N-series (tenho um N95 na gaveta até hoje, funcional, só quebrou uma trava da tampa da bateria numa bobagem). A velha fama de tanque de guerra da Nokia se mantém.

O 920 sobreviveu a quedas acidentais que deixaram marcas, mas não impediram o uso do aparelho. A carcaça de plástico policarbonato hoje apresenta os sinais de uso – pequenos desgastes relativos às quedas ou atrito constante no bolso da calça (onde ficam também as chaves de casa).

lumia 920 10 meses - 5

Tem um pequeno amassado no canto esquerdo inferior…

lumia 920 10 meses - 6

…relacionado a uma queda do rack da TV direto no chão duro de casa (~1,20 metro de altura), que também causou um dano quase imperceptível à base da tela:

lumia 920 10 meses - 4

Na parte superior, outra queda (nem lembro quando/como foi) deixou um amassado mais marcante:

lumia 920 10 meses - 3

E por conta do atrito, a então brilhante traseira do Lumia 920 está cheia de risquinhos (bônus: a lente da câmera costuma ficar suja – e sempre tenho que dar aquela esfregada básica na calça ou camiseta antes de usar).

lumia 920 10 meses - 1

Contra a luz dá para ver melhor – uma parte está opaca:

lumia 920 10 meses - 2

Ah sim, fiz um upgrade na parte física do smartphone.

Encontrei em um site especializado em peças de smartphones (Parts4repair, que cobrou barato o frete e entregou em 2 semanas) versões coloridas da gaveta do microSIM card. Comprei uma amarela e uma vermelha (que dei de presente). Sim, é um preciosismo bobo, que deixou o telefone do jeito que eu queria. A cara das pessoas quando digo que meu Lumia atualizou a cor pra amarelo sozinho é a melhor parte.

P1130177

Quase um ano depois, a duração da bateria continua a mesma coisa: em torno de 10 horas atinge 30% em 3G. Com 4G, chega a 5 ou 6 horas em uso mais intenso. É pouco, por isso ando sempre com uma bateria externa.

2) Os aplicativos/Sistema operacional

Minhas necessidades básicas de apps no smartphone, desde o começo, estavam cobertas: Twitter, Facebook, Foursquare, Internet Explorer e um cliente safado de e-mail. Desde então, todos os apps – menos o IE e o cliente de e-mail – sofreram atualizações constantes e muito bem-vindas, que melhoraram muito seu uso.

No geral, após a atualização Nokia Amber, o sistema se tornou mais estável. Um bug de conexão com dispositivos Bluetooth trava tudo de tempos em tempos, mas já decorei como se faz o soft reset.

O IE é o mal necessário do Windows Phone 8: não existe alternativa (leia-se Chrome) para a plataforma, e o navegador Nokia Xpress não é lá grande coisa. Uso basicamente para ler notícias e links do Twitter/Facebook.

O app de e-mail é o enorme gargalo do WP8. Sincronizo minha conta geral do Gmail (com e-mail pessoal + profissional), tenho uma caixa de entrada para projetos paralelos e uma pra apagar o spam que chega no Hotmail necessário para ter a conta na loja de apps.

Falta um modo de organizar/ver melhor as pastas, destacar mensagens importantes e deixá-las sempre visíveis (isso existia, mas sei lá por que sumiu na atualização para o Amber). Se você já usou o Gmail para Android ou iOS, sabe que a experiência é muito melhor, fácil e ordenada.

E a eterna mensagem de erro de falta de sincronização (por falta de conexão) persiste:

wp8-telas-5

Em compensação, uso o excelente Chronos Calendar para ver meus compromissos cadastrados no Google Calendar.

As melhorias feitas pela Nokia – ou até mesmo apps próprios, como o Mix Radio e a Câmera – dão uma ideia de como a turma finlandesa tem mais interesse na plataforma do que a própria Microsoft (que deu a impressão de estar mais ocupada com a aquisição da divisão móvel da Nokia em 2013 do que em realizar pequenas melhorias no seu produto).

Uso bastante o Mix Radio para ouvir música (a opção offline é boa quando não tenho conexão) enquanto sr. Spotify não chega de forma oficial ao Brasil (já usei Deezer e RDIO também, e considero o Spotify bem superior aos demais na facilidade de uso e acervo musical).

Games? Sou viciado em Angry Birds (atualmente com uma obsessão por Star Wars: Tiny Death Star), só que quase não jogo nada no Lumia 920. Os games ficam escondidos no app Jogos, e eu invariavelmente esqueço que eles estão lá. Acabo jogando mesmo no iPad mini.

E a falta de apps?

Em pouco menos de um ano muita coisa mudou.

Mando fotos para o Instagram (pelo Instagram Beta e 6 Tag, que aceita vídeos), peço táxis (99 Táxis e Easy Taxi, que trava bastante), troco mensagens via Facebook pelo app integrado às mensagens do sistema operacional (entretanto, as notificações de chat do FB são bem irritantes), mando WhatsApp, vejo Netflix, acesso banco, leio PDFs e até me arrisco a usar Waze de vez em quando (os mapas offline do Here Maps são imbatíveis).

Skype funciona muito bem também, e não saio de casa sem o imbatível Ônibus ao Vivo. E ainda vem com apps do pacote Office integrados, sendo o OneNote o meu favorito para anotações rápidas.

Estes são os apps da minha tela inicial. Costumo ter somente o essencial na página principal (ou um scroll de tela para baixo apenas). A personalização extrema do Windows Phone é seu melhor recurso visual.

Colando as duas capturas de tela, fica assim:

henrique pag inicial 920

Uma função excelente no Lumia 920 é o uso do aparelho como hotspot 4G. Costumo ir a coletivas de imprensa e reuniões com o notebook (um Macbook Air de 11″) e utilizo o 920 como modem. A conexão é rápida (quando a Vivo está de bom humor) e costuma ser mais estável que o mesmo recurso nos Androids que testo.

3) A câmera

O Lumia 920 foi o primeiro Windows Phone a integrar a tecnologia Pureview, desenvolvida pela Nokia. Aqui temos uma câmera de 8 megapixels apenas com desempenho excepcional à luz do dia ou na escuridão da noite.

Uso um app de terceiros, chamado ProShot, para tirar imagens em preto e branco e ter um controle maior em algumas fotos. Permite uso de disparo sequencial (uma grande ausência no Nokia Camera oficial) e até faz timelapse, mas meu principal uso mesmo dele é para fotos em PB.

Essa é a interface do ProShot:

wp_ss_20140114_0007

E algumas fotos feitas com o ProShot (pago, preço sugerido: R$ 3,99 na loja):

 

2013_12_10_18_40_49_ProShot

2014_01_09_17_23_40_ProShot

2014_01_09_21_49_05_ProShot

2014_01_09_22_07_17_ProShot

2014_01_10_10_12_14_ProShot

O app Nokia Câmera, ativado ao pressionar o botão disparador, é a opção oficial. Suas últimas atualizações permitem maior controle de exposição. E gera imagens incríveis também, cheias de detalhes:

WP_20131009_15_51_50_Pro

Durante o dia…
WP_20140108_11_03_43_Pro

…No entardecer nublado…WP_20131124_17_22_19_Pro

…pra fotos macro de comida…

WP_20140107_22_37_06_Pro

… e principalmente à noite ou em ambientes escuros:

WP_20131122_17_45_07_Pro

… como a sala futurista da Audi na CES 2014:

WP_20140108_15_39_21_Pro

…em piscinas com tanques com tubarões no meio…

WP_20140109_21_59_15_Pro

…ou em museus do neon:

WP_20140110_18_09_14_Pro

Finalmente, o modo SmartCam, que permite criar montagens divertidas em determinadas situações. O SmartCam era um app separado que foi integrado ao app Nokia Camera:

Created with Nokia Smart Cam

Ainda na fotografia, o único app que não funciona direito no Lumia 920 é o Nokia Refocus, que permite tirar fotos com foco variável. É tarefa para o Lumia 1020 e sua câmera de 41 megapixels.

Próximo passo?

Meu sonho de consumo é um Nokia Lumia 1020, a melhor câmera de smartphone hoje no mercado – e que ainda está muito caro. Nos Androids, compraria um Galaxy Note 3 ou um Moto X. E um iPhone sempre será um topo de linha excepcional (me nego a pagar o que pedem por um iPhone 5s). De qualquer modo, ainda não é hora de trocar de smartphone – o Lumia me atende bem com 4G e apps que preciso.

De qualquer modo, o Lumia 920, com mais de um ano de mercado (lá fora) continua sendo uma ótima opção de compra – assim como seu irmão mais fino e leve, o Lumia 925. Aguardo agora a Nokia liberar por aqui a versão de atualização nova, codinome Black, que trará mais recursos ao 920 e aos demais aparelhos da linha. E, claro, mês que vem tem o Mobile World Congress em Barcelona, e aparentemente a Nokia terá grandes novidades por lá. A conferir.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Müller Borges

    compartilho da mesma satisfação, conheci o WP através de um Samsung Ominia que tive, quando fiz a troca a quase 1 ano nao tive duvida, tinha que ser um Nokia, tinha que ser um Lumia, tinha que ser o 920. Também só troco por outro top de linha da Nokia.

  • Leonardo Rocha Dias

    Nossa! Não tem alternativa para o IE!
    Sabia que não tem Chrome mas fui pesquisar e vi que também não tem Opera nem Firefox.
    Embora parece que ambos serão lançados neste primeiro trimestre:
    http://www.wpcentral.com/firefox-windows-8-coming-march
    http://windowsphonebrasil.com.br/navegador-opera-mini-pode-ser-lancado-em-breve-para-o-windows-phone/

    Encontrei o Maxthon:
    http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/maxthon-browser/7930f298-bd1e-462c-bbf2-0e36f26d04d4

    • Rodrigo Mendes

      Aqui o autor cometeu um pequeno equívoco. Existem varias alternativas ao IE na loja. A diferença para outros sistemas, porém, é que todas são forçadas a utilizar o mesmo motor do IE. O mais conhecido é o UC Browser. Mas o IE10 é o melhor navegador móvel que já utilizei, superando inclusive o excelente e rápido Safari. Equipe da MS ta de parabéns aqui, o IE é rápido, estável e tem as funcionalidades necessárias.

      • Henrique Martin

        pra ler coisas sim. se eu preciso editar algo no WordPress do site, não dá (no Chrome do Android tb é ruim).

  • Adriano

    Grande questão: e o sucessor do 1020, há alguma notícia?

  • Douglas Henrique

    Eu também gosto muito do meu 920, mas algumas facilidades ainda me deixam frustrado. E a questão do messenger integrado ao facebook, realmente irrita as vezes.

    Estou esperando mais pela gdr3. O Lumia black não trará tantas coisas que eu espero.

  • Rogerio Dos Santos Ferreira

    Engraçado… tirando a lista de softwares e o hardware mais antigo, tenho a mesma sensação apresentada com o meu N9 (aquele com o Linux MeeGo)… tudo que preciso tem… claro que comparando com os aparelhos de hoje ele já é “arcaico”… mas atende tudo que preciso (e-mail, face, foursquare, música, rádio FM – sim eu ouço – , gps, etc) só falta mesmo usar como roteador/modem, mas não por causa do aparelho e sim pq aqui no interiorzão do Brasil (do RS precisamente) 3G é papo de vendedor… pega 2,5G e fique feliz…

  • Rodrigo Mendes

    Muito honesta e bem feita essa análise! Meus sinceros parabéns! Uso WP desde a versão 7.5 e atualmente tenho um Lumia 925. Sou apaixonado pela interface inovadora do sistema e, por isso, mesmo achando os outros sistemas concorrentes ótimos, nem cogito trocar. Não sinto falta de nada no WP8 e não lembro de ter visto qlq SO móvel amadurecer tão rápido qnto.

  • Mozart Rozendo

    Qual internet 4g você utiliza? tem conseguido uma boa conexão?

    • Henrique Martin

      Vivo em SP. Sim, e a cobertura aumentou bastante nos últimos meses. Mas usar na Berrini/Brooklin/Vila Olimpia é sempre ruim

  • Sérgio Camargo

    Depois de seis smartphones Android, o último é o S4 e ainda está comigo, comprei o 925. O aparelho é ótimo e supera o da Samsung em vários aspectos: câmera, tela, qualidade de construção são os que mais chamam a atenção. Aprovei o WP, que tem uma fluidez que nunca experimentei em nenhum dos meus android, nem no S4. Meus próximos smart serão da Nokia, com WP. Acho que a situação dos apps já não serve mais como motivo de crítica. O S4 por enquanto fica como aparelho reserva e talvez seja meu último Android. Nossa, como é vagabunda a construção do S4 quando comparada ao 925, parece coisa comprada no camelô.

  • Leandro Pires

    Eu acho o 925 lindo, maravilhoso aquele celular, mas ainda não tenho a minima vontade de ir para o WP, ainda mais com 3 experiencias, sendo 2 perto, colegas de trabalho que foram do android para o wp e dentro de casa, minha esposa, não aguentaram, quiseram voltar urgentemente para o android. Minha esposa tem até calafrios quando falam WP perto dela, chega ser engraçado, pois ela é totalmente desligado de tecnologia, só usa instagram, facebook e whatsapp. Isso que eu ainda falo para ela, que mudou muito, que não é assim mais, mas ela reluta. Esses dias mostrei um lumia 1020 para ela, falei que a câmera era muito top, melhor que várias câmeras, na hora que ela viu os tiles ela já falou “isso é WP? DEUS ME LIVRE” ri demais.

    • Michel Vieira Pinto

      Caraca velho… a minha tbm. Tem pavor do WP. Jamais usará novamente….

      • Henrique Martin

        algum motivo especifico ou acham que porque Windows, logo é porcaria?

        • Danilo Vinícius Fukuda

          Cara, começo a acreditar que o público leigo, principalmente as mulheres não ligam para fluidez do SO, preferem coisas simples e descomplicadas, se assustam com coisas novas, e dificilmente querem desapegar do velho e arriscar o novo, como não entendem dessas coisas, caso algo não saia como elas esperam já logo se chateiam e querem voltar pro antigo, sem dar chance pro novo.
          Reparei que em geral quem entende de Tecnologia age diferente, claro tirando os fanboys…mas sim os de mente aberta.

          • Leandro Pires

            Problema tb foi que ela usou o omnia w com o wp 7.0~7.5, e naquela época os APP´s eram muito ruins. E o windows phone era muito imaturo, hoje as vezes seria diferente, mas ela pegou nojo.

  • Comprei meu L920 na semana do lançamento. Antes dele tinha um Omnia W com WP7.x.
    Ia esperar mais, mas cometi a burrice (?) de passar numa loja Nokia e me apaixonei pelo bicho, já saí de lá com o meu.

    Estava muito satisfeito com ele, não pretendia trocá-lo tão cedo, o bichinho dava conta do recado, infelizmente ele começou a apresentar problemas na tela (a iluminação ficava oscilando como uma lâmpada florescente prestes a queimar) ainda na garantia, foi três vezes para a assistência (a primeira em uma autorizada que disse que aquilo era “uma característica” do aparelho, as duas seguintes direto com a nokia) e no momento me encontro sem meu aparelho que foi pela quarta vez para não voltar mais. A Nokia vai me enviar um L925 no lugar. (tirando o comportamento arrogante da autorizada terceirizada, o suporte deles é simplesmente sensacional).

    Perdi o carregamento sem fio integrado (que uso direto já que comprei o carregador sem fio deles) e metade do armazenamento (16GB contra os 32GB do L920), mas acontece, pelo menos ganhei uma tela AMOLED e um aparelho mais leve.

    Espero não ter problemas com o L925 e que ele viva por um bom tempo 🙂

  • Danilo

    Gostei do texto!
    Entrei no time de usuários do Windows Phone no fim de 2012, quando comprei um Lumia 800. Como o aparelho começou a apresentar problemas no meu uso diário (bateria), acabei passando ele para meu irmão em seis meses de uso e comprando um Lumia 720. Estou atualmente com ele e tenho amado a leveza do aparelho (muito fino!) e rapidez.

    Às vezes alguns bugs tiram a paciência, mas são coisas que dá pra engolir. Algo que gosto muito é a qualidade das fotos, mesmo com apenas 6,7 megapixels.

    Eu queria fazer como você, passar um bom tempo com aparelhos, sem se importar muito com atualizações de software e novidades do mercado, mas é um pouco difícil porque a impressão é que estamos com um aparelho defasado. Digo isso já imaginando o que irá ocorrer quando a próxima grande atualização chegar. Como meu aparelho tem apenas 512MB de RAM, o tempo de vida dele com relação a atualizações deve ser menor do que os aparelhos com 1GB. Enfim, tentarei não pensar nisso, mas sim olhar para as virtudes do aparelho, que são inúmeras!

  • Alberth Andrade

    Henrique gostei so seu texto, realmente o WP é um excelente aparelho, comprei um G2 porque o Lumis 1520 ainda não chegou e fiquei sem paciência de esperar. Espero que a Nokia lance um sucessor logo do 920 que ai terei mais um grande smartphone (que achei que seria lançado em outubro de 2013), façando nisso será que a Nokis lançará o sucessor do 920 na MWC? E Henrique, você também deseja ter o 1520 ou não?.

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien